quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A proximidade do Natal e da mudança de ano significa ruas recheadas de trânsito e shoppings barulhentos.  O consumismo, ao invés da pratica cidadã, virou um hábito cultural para todas as épocas de celebração.
Durante o periodo de natal a produção de lixo aumenta 30%, boa oportunidade para repensar sobre a redução, reutilização e reciclagem de materiais. 
Caixas de papelão, invólucros plásticos, sacos e até papéis de presentes decorados com laços. Todo tipo de sobra da noite de Natal é descartado nas ruas, os resíduos amontoados podiam ser encontrados em cada esquina.
a sujeira é surpreendente e um tanto contraditória, já que esta é uma época em que a cidade fica sempre mais bonita e enfeitada.
Se você tem a necessidade de comprar, seja criterioso nas suas compras e na mesa que irá alimentar sua família.  Selecione artigos de presentes onde você conheça a procedência dos mesmos.  Se possível, compre presentes de cooperativas e organizações engajadas com o comércio justo, assim você apóia um manejo mais responsável do meio-ambiente, mantém a economia local, e ajuda a perpetuar o trabalho (e muitas vezes a cultura) de populações locais.
Adquira a pratica da compostegem residencial para a reciclagem da fração orgânica dos resíduos domiciliares, você começará o ano reduzindo aproximadamente 60% do lixo que destinado ao lixão.
Separe a fração de resíduos secos (papel, metal, plastico, vidro) e destine para reuso ou reciclagem.
boas festas sem desperdício.
composto de lixo orgânico

Gustavo J. Soares
(Engenheiro Agrônomo especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável)
compostagemcaseira@gmail.com
55 xx 61 99123451








Nenhum comentário:

Postar um comentário